
floresta encantada
“Há um frescor pouco comum hoje em dia nessas pinturas da jovem Leonora Weissmann, a Loló, uma curiosidade infatigável por pessoas e paisagens, no mais das vezes representadas com a naturalidade desses registros fotográficos despretensiosos, feitos com a finalidade de capturar uma cena ou um momento singelo e tocante, protagonizados por gente que nos é querida – pai, mãe, crianças, um amigo que se mudou para um sítio – ou por fragmentos da natureza que nos surpreendem pela variedade cromática ou pelo mosaico de formas cambiantes produzidos pela luz solar.”
Agnaldo Farias 2010
Série de pinturas realizadas em 2009 e 2010 e relógio objeto.
As pinturas de retratos e paisagens em grandes formatos mostram crianças, amigos e familiares dentro do ambiente da floresta que também é uma personagem em si. As figuras habitam a floresta mas têm uma relação de deslocamento, assombramento, desconforto e estranhamento.
As árvores têm títulos que as conectam, mesmo que através da imaginação do observador, com formas de animais.
Esse ambiente da floresta é a realidade da própria pintura para mim, o processo de intimidade com a técnica, a umidade, a riqueza de formas, cores e imagens, a experimentação rumo ao desconhecido do imaginário e da invenção. A presença eterna da infância.
O relógio marca o tempo da floresta encantada, onde os ponteiros circulam sobre uma roleta de jogo infantil que estipula os passos dentro da trilha que leva ao fim. No caminho, há a bruxa e o príncipe encantado, o bem e o mal, a vida e a morte.